4 de set. de 2014

A MEMÓRIA NOS LIVROS:As memórias do livro (2)









    Um livro único, desaparecido durante a guerra da Bósnia, volta à vida quando uma talentosa restauradora de documentos, especialista em pergaminhos e livros medievais,  desvenda seus enigmas. Uma asa de inseto, manchas de vinho, um pelo branco, cristal de sal são pistas que vão reconstruir as memórias desta Hagatá - um livro de Páscoa Judeu -, que contém ilustrações, contrariando a tradição que proíbe imagens do sagrado.


   O resultado é uma aventura que fala da história como disciplina e dos suportes que a contêm, passando por  reflexões sobre o  trabalho de restauração documental. Nas palavras da personagem:







“ Restaurar um livro ao que ele era quando foi feito é falta de respeito por sua história. Penso que temos de aceitar um livro da maneira como o recebemos das gerações passadas; e, até certo ponto, os danos e o desgaste refletem essa história. Do modo como vejo, meu trabalho é torná-lo estável o suficiente para que possa ser manuseado com segurança e estudado, só consertando o que for absolutamente necessário.” 












0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB